1. Introdução:
O Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor (TDDH) é caracterizado por irritabilidade persistente e severa e é aplicado apenas no caso de crianças e adolescentes (dos 6 aos 18 anos de idade). Estima-se que ocorra em aproximadamente 2,5% de indivíduos nessa faixa etária.
Este transtorno muitas pode ser confundido com algum tipo de condição do grupo de transtorno bipolares. É fundamental uma avaliação ampla e um diagnóstico preciso, visto que o tratamento é bem diferente.
Como consequências típicas temos problemas de relacionamento com membros da família, amigos, colegas e professores. Na verdade, há grande dificuldade em iniciar e manter relacionamentos de uma forma geral. Devido à baixa tolerância à frustração, o portador geralmente apresenta problemas acadêmicos e de aprendizagem no geral.
2. Critérios diagnósticos:
Os dois manuais diagnósticos mais utilizados na prática psiquiátrica são:
. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5-TR: Texto Revisado (a sigla DSM-5-TR deriva do título original em inglês: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition, Text Revision (DSM-5-TR)).
. Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 11a. Revisão – CID 11 (título original em inglês: International Classification of Diseases and Related Health Problems 11st. Revision – ICD 11).
A CID 11 é utilizada no Brasil oficialmente para codificação dos transtornos psíquicos. Entretanto, na prática, utilizamos o DSM-5-TR como guia diagnóstico, visto que a apresentação dos transtornos é mais completa e objetiva. Assim, os critérios diagnósticos utilizados aqui são aqueles apresentados pelo DSM-5-TR. Isto não cria discrepâncias, uma vez que os tipos de transtornos psiquiátricos e os grupos a que pertencem seguem as mesmas regras nos dois manuais.
Para continuar lendo clique aqui.
Contato Whatsapp clique aqui.
Atendimento presencial e online.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves
Médico Psiquiatra Florianópolis
CRM/SC 20397–RQE/SC 11560