1. Introdução:
Nota: é fortemente sugerido que você inicie pela leitura do artigo Medo: mecanismos de reação ao medo e transtornos ansiosos, clicando aqui.
Embora o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) e o Transtorno Agudo de Estresse (TAE) não estejam classificados dentro do grupo de transtornos de ansiedade, e sim no grupo de Transtornos Relacionados a Trauma e a Estressores, o medo e a ansiedade são características que sempre estão presentes em ambas as condições.
Para o diagnóstico de TEPT, deve estar presente uma série
de sintomas apresentados adiante, e estes devem ocorrer após um mês do evento traumático. Quando ocorrerem sintomas dentro do primeiro mês, o diagnóstico será TAE.
Para o diagnóstico de TEPT e TAE, deve haver um evento causador de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, envolvendo risco de vida, ferimentos sérios ou risco à integridade física, emocional e/ou moral do indivíduo ou de terceiros. Por exemplo, enchentes e outros desastres climáticos, abuso sexual, sequestro, tentativa de homicídio, assalto, agressões físicas, violência doméstica, entre outros.
Existem três tipos de exposição a eventos traumáticos que podem causar TEPT (o mais comum são os dois primeiros):
1. o evento traumático foi vivenciado pelo indivíduo.
2. o evento traumático foi testemunhado pelo indivíduo.
3. o indivíduo não vivenciou e nem testemunhou, mas é de seu conhecimento que o evento traumático ocorreu com alguém de sua família ou com algum amigo próximo.
4. o indivíduo foi exposto uma ou mais vezes a detalhes aversivos relacionados a um evento traumático, como, por exemplo, socorristas, médicos e enfermeiros.
Embora seja comum iniciar com TAE antes de progredir para TEPT, muitos casos não apresentam sintomas até três meses depois do evento, e, em torno de 15%, se desenvolve anos após o evento. Nestes casos, é comum que o evento tenha ocorrido na infância ou adolescência, ou então na idade adulta, quando o indivíduo estava sob influência de alguma substância que perturbou seu estado de consciência, e o evento é guardado em nível subconsciente por muito tempo. Em relação às pessoas do item 4, geralmente os sintomas vão surgindo progressivamente ao longo do tempo.
Importante ressaltar que eventos traumáticos repetidos aumentam a probabilidade de TEPT e TAE. Por exemplo, abusos físicos ou sexuais na infância recorrentes.
Para continuar lendo, clique aqui.
Para contato via WhatAapp, clique aqui.
Atendimento presencial e online.
Acompanhe o perfil no Instagram: www.instagram.com/danielpsiquiatrafloripa.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves
Médico Psiquiatra em Florianópolis, Mestre, PhD
CRM/SC 20397–RQE/SC 11560