4. Episódio Misto:
No Episódio Misto ocorrem simultaneamente sintomas depressivos e de mania ou hipomania, de forma concomitante ou alternada. Como exemplo da primeira situação, ao mesmo tempo em que o indivíduo está desanimado e inativo o pensamento está muito acelerado e fala muito. Como exemplo da segunda situação, de um estado de grande otimismo e humor exaltado o indivíduo passa rapidamente para um estado de desânimo e falta de interesse em tudo.
Trata-se de uma situação que causa grande confusão, pois o indivíduo acaba por não compreender o que está se passando. Por isso é de difícil diagnóstico, visto que há dificuldades em identificar os sintomas.
5. Comorbidades:
Até pouco tempo atrás acreditava-se que transtornos psíquicos ocorrendo isoladamente fossem a regra. Chegava-se a incentivar o diagnóstico único. Entretanto tem-se demonstrado através de estudos epidemiológicos que comorbidade, ou seja, existência de duas ou mais doenças simultaneamente no mesmo indivíduo, é muito comum em psiquiatria.
Ao final desta página você encontra um link para mais artigos sobre outros transtornos psíquicos.
6. Tratamento:
Primeiramente é preciso enfatizar que o tratamento farmacológico deve sempre ser acompanhado de psicoterapia para que sejam alcançados resultados melhores e de forma mais rápida.
Em relação ao tratamento medicamentoso, existem dois momentos:
. fase aguda: causar remissão completa dos sintomas quando o paciente está em episódio agudo de humor, ou seja, episódio de mania, hipomania, depressão ou misto.
. fase de manutenção: prevenir recorrências de episódios agudos de humor.
6.1. Indicações para TB tipo 1:
a) Durante episódio de depressão: lítio, quetiapina, lurasidona, lamotrigina, lítio + antidepressivo.
b) Durante episódio de mania ou hipomania: lítio, quetiapina, ácido valproico, aripripazol, risperidona. É comum combinar mais de um destes medicamentos.
c) Prevenção de episódios de depressão: lítio, quetiapina, lamotrigina, ácido valproico, quetiapina + lítio, quetiapina + ácido valproico.
d) Prevenção de episódios de mania ou hipomania: lítio, quetiapina, lamotrigina, ácido valproico, quetiapina + lítio, quetiapina + ácido valproico, aripiprazol, olanzapina, risperidona.
6.2. Indicações para TB tipo 2:
a) Durante episódio de depressão: lítio, quetiapina, lamotrigina, antidepressivo.
b) Durante episódio de hipomania: lítio, ácido valproico, quetiapina, risperidona.
c) Prevenção de episódio de depressão: lítio, quetiapina, lamotrigina.
d) Prevenção de episódio de hipomania: lítio, quetiapina, lamotrigina, ácido valproico, quetiapina + lítio, quetiapina + ácido valproico, aripiprazol, olanzapina, risperidona.
Atenção: o episódio misto geralmente é tratado da mesma forma que o maníaco/hipomaníaco.
Clique aqui para acessar mais artigos.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves – Psiquiatra em Florianópolis e Caxias do Sul
Entre em contato clicando aqui