Sugere-se ler antes Memória, atenção e outros aspectos da cognição clicando aqui.
1. Introdução:
As demências são transtornos que se manifestam por déficits na cognição e alterações comportamentais. Existem vários tipos e são classificadas de acordo com a causa, sendo importante salientar que é muito comum haver duas ou mais causas sobrepostas. Atingem em torno de 6% dos idosos com 60 anos, sendo que esta prevalência dobra a cada cinco anos.
Em relação à gravidade, dividem-se em Transtorno Cognitivo Leve e Transtorno Cognitivo Maior. O ponto crítico que separa os dois tipos é a interferência na independência. Enquanto que no primeiro o grau de déficit cognitivo e comportamental não é suficiente para prejudicar a independência do indivíduo, no segundo há grande comprometimento.
2. Tipos de demência mais comuns:
a) Doença de Alzheimer
Descoberta por Alois Alzheimer, corresponde a 60% de todas as demências. Inicia geralmente com déficits na memória recente e tem progressão gradual. Com a evolução a memória de médio e longo prazo também são atingidas. Alterações de comportamento, tais como crises de ansiedade, oscilações de humor e crises de raiva, são comuns.
Ainda não existem exames confiáveis que mostrem quais são as pessoas com maior risco de desenvolver a doença. Somente a Doença de Alzheimer de início precoce tem uma configuração genética específica. Entretanto, corresponde a apenas 0,1% dos casos.
Os fatores de risco conhecidos são:
. idade avançada;
. história familiar de Doença de Alzheimer;
. presença de polimorfismos no gene ApoE4;
. baixo nível socioeconômico;
. doença cerebrovascular;
. história de depressão;
. diabetes.
Clique Aqui para continuar lendo.
Acesse o site clicando aqui.
Contato Whatsapp clique aqui.
Atendimento presencial e online.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves
Médico Psiquiatra Florianópolis
CRM/SC 20397–RQE/SC 11560