1. Introdução:
Estima-se que o Transtorno Bipolar (TB) acometa de 3 a 5% dos indivíduos entre 18 e 60 anos de idade. Tende a surgir no período da adolescência e início da idade adulta. Afeta um homem para cada mulher.
Uma extensa análise conduzida pela Organização Mundial da Saúde sobre o impacto de quase duzentas patologias psiquiátricas e não psiquiátricas na população concluiu que o TB é a sexta doença que mais causa incapacidade no mundo. Um dos principais motivos para isto provavelmente seja a baixa quantidade de indivíduos afetados em tratamento adequado.
Segundo estimativas de muitos estudos, portadores de TB podem demorar de dez a quinze anos para terem seu diagnóstico estabelecido. E quando isto acontece somente 50% aderem ao tratamento.
Para o diagnóstico de TB deve haver um ou mais episódios de mania ou hipomania. Em ambos os casos as características básicas, que serão detalhadas adiante, são:
1. elevação de humor ou irritabilidade;
2. aumento anormal e persistente da energia ou de atividades direcionadas a objetivos.
Mas qual a diferença entre mania e hipomania?
Nos períodos de mania ocorrem significativos prejuízos financeiros, interpessoais, conjugais, legais, etc, internação ou então sintomas psicóticos. Nos episódios hipomaníacos as consequências são mais leves, em geral não chegando a grandes perdas de qualquer ordem.
O TB é dividido em tipo 1, quando ocorreu mania, e tipo 2, quando ocorreu hipomania (oficialmente deve haver também um ou mais episódios depressivos no tipo 2).
Você pode realizar o teste de rastreamento para episódios de hipomania/mania clicando aqui. Lembre-se: nada substitui a avaliação de um profissional capacitado.
Para ler sobre TB 1 clique aqui e sobre TB 2 clique aqui.
Acesse o site clicando aqui.
Contato Whatsapp clique aqui.
Atendimento presencial e online.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves
Médico Psiquiatra Florianópolis
CRM/SC 20397–RQE/SC 11560