1. Introdução:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi descrito pela primeira vez em 1902 por George Still, pediatra londrino. Still denominou a condição de “defeito do controle moral”, entendendo-se como moral o conjunto de regras e normas que regem o convívio social. Fazia referência às dificuldades de as crianças portadoras controlarem o seu comportamento de acordo com o esperado nas interações em grupo.
Na década de 1930 o transtorno passou a ser denominado de Doença Hipercinética da Infância. Nesta época era considerada uma síndrome caracterizada por hiperatividade e impulsividade, que ocorria apenas em crianças. Foi somente no final da década de 1970 que, após muitos estudos serem realizados, chegou-se a um consenso sobre o papel fundamental da desatenção. Como consequência, a nomenclatura da condição passa a ser TDAH. Tendo este histórico em vista, fica claro que não se trata de uma “invenção” dos dias atuais.
O conhecimento sobre esta condição tem evoluído consideravelmente. Por exemplo, está bem claro hoje que adultos também podem ser portadores, ou seja, não é uma condição exclusiva da infância. Em torno de 50% a 70% dos portadores de TDAH na infância permanecerão com o diangóstico na idade adulta.
Em relação ao entendimento sobre a sua apresentação sintomática também ocorreram progressos. Como será visto adiante, não se trata simplesmente de um problema para focar a atenção, e sim de um conjunto de dificuldades e obstáculos para o funcionamento normal no dia a dia. Mais especificamente trata-se de problemas na função executiva, ou seja, no planejamento, ativação, execução, monitoramento e controle de todas as atividades cotidianas, desde as mais simples até as mais complexas.
O ASRS-18 é um instrumento auxiliar no diagnóstico de TDAH em adultos. Para respondê-lo clique aqui.
O SNAP-IV é um instrumento auxiliar no diagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes. Para respondê-lo clique aqui.
Lembre-se: nenhum teste substitui a avaliação do psiquiatra.
Para acessar a parte 2 clique aqui.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves – Psiquiatra em Florianópolis e Caxias do Sul
Entre em contato clicando aqui