A M-CHAT R (Modified Checklist for Autism in Toddlers) é uma escala para rastreamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o período de vida entre 16 a 30 meses (se maior a idade, considerar o comportamento quando bebê nesta faixa etária). Ela foi desenvolvida para pediatras e médicos de família identificarem precocemente casos suspeitos de TEA.
Responda a todas perguntas com Sim ou Não e então calcule o resultado final. Para tanto, considere a resposta “sim” nos itens 2, 5, e 12 como valendo um ponto. Em todos os demais itens considere um ponto para cada resposta “não”. Ou seja, some um ponto para cada resposta “sim” nas perguntas 2, 5 e 12 e um ponto para cada resposta “não” nas demais perguntas, obtendo então o escore final. Sugere-se que quando o escore final for de 3 ou mais seja feita uma avaliação por profissional qualificado.
Muito importante: a escala não fornece o diagnóstico de TEA e sim apenas a indicação de uma avaliação diagnóstica. Trata-se apenas de uma triagem básica, sendo que o exame realizado por um profissional é o que poderá verificar a presença ou não do diagnóstico.
O teste está apresentado na figura abaixo e também está disponível para download (em word) pelo link a seguir:
Clique aqui para acessar mais artigos.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves – Psiquiatra em Florianópolis e Caxias do Sul
Entre em contato clicando aqui