1. Tenha calma ao comer:
Comendo devagar, o estômago vai sendo preenchido mais lentamente, e assim o organismo vai “entendendo” que você está sendo nutrido. Ao contrário, se comer rápido, até o organismo “entender” que você está sendo nutrido, você já terá comido muito.
2. Mastigue bem os alimentos:
Isso facilita o processo de digestão. O alimento, pela ação da saliva, será enviado ao estômago em partículas muito menores, além de mais pastoso.
3. Não ingira líquidos nas refeições:
Quando ingerimos líquidos com a comida, a tendência é de engolir os alimentos menos mastigados, porque o processo de descida para o estômago fica facilitado. Além disso, líquidos dificultam o processo de digestão, tornando-o mais demorado e complicado.
4. Alimente-se a cada 4 horas e mantenha regularidade nos horários das refeições:
Quando os intervalos entre as refeições são muito longos, é comum a ocorrência de sintomas de ansiedade, depressão, falta de concentração e físicos (como dores de cabeça, tonturas e tremores) devido à baixa disponibilidade de carboidratos (fonte de energia) e de outros nutrientes. Além disso, propicia estados de muita fome, em que episódios de ingesta excessiva de alimentos são mais comuns.
5. Ingira líquidos com frequência:
Deve-se ingerir em torno de 35 mL de líquidos por quilo de peso por dia. Assim, alguém que pese 50 quilos necessita de 1725 mililitros diariamente e alguém com 80 quilos necessita de 2800 mililitro. Considera-se líquido não somente a água pura que bebemos, mas também a contida em cafés, leite, sucos, etc.
6. Consuma mais frutas, verduras, legumes e grãos (semente de chia, semente de girassol, feijão, etc.):
Tais alimentos são fontes essenciais de vitaminas, sais minerais e gorduras saudáveis, tão necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Contêm fitoquímicos (parotenóides, flavonóides, dentre outros), que são excelentes antioxidades, prevenindo o envelhecimento das células. Estes tipos de alimento também têm grande quantidade de fibras, o que facilita o trânsito intestinal, e, por não serem processados, têm menos aditivos prejudiciais à saúde. Atenção: sementes devem ser hidratadas por 6 horas ou trituradas antes de serem consumidas e grãos devem ser triturados antes de consumidos.
7. Busque ajuda:
Consulte um nutricionista, ou então utilize aplicativos para montar a sua própria dieta. Existem aplicativos, como o Macros, que são gratuitos e disponíveis em qualquer plataforma.
Acesse o site clicando aqui.
Para contato via WhatAapp, clique aqui.
Atendimento presencial e online.
Acompanhe o perfil no Instagram: www.instagram.com/danielpsiquiatrafloripa.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves
Médico Psiquiatra em Florianópolis, Mestre, PhD
CRM/SC 20397–RQE/SC 11560