1. Introdução:
A sigla utilizada no título é TPM, por ser de uso comum, porém o correto é TDPM (Transtorno Disfórico Pré-menstrual), sendo considerado um tipo de Transtorno Depressivo. As características essenciais do TDPM são alterações de humor e sintomas de ansiedade e físicos que ocorrem na fase pré-menstrual do ciclo e remitem no início do período menstrual ou logo depois.
O ciclo menstrual tem duração de 21 a 35 dias e é composto de três fases, apresentadas conforme a sequência em que ocorrem:
1. Fase folicular: inicia no primeiro dia do ciclo, ou seja, quando inicia a menstruação, e termina na ovulação. Tem duração de aproximadamente 14 dias. O período de menstruação dura de 3 a 7 dias e ocorre pela não fecundação do óvulo. Assim, a camada interna do útero (endométrio) descama, uma vez que não haverá gestação, sendo liberada através do sangue menstrual. Marcada por baixos níveis de estrogênio e progesterona, que causam aumento da produção de FSH (hormônio folículo-estimulante). O aumento de FSH vai ocorrendo de forma progressiva e estimula a maturação dos folículos ovarianos, que são estruturas presentes nos ovários. Cada folículo contém um óvulo.
2. Fase ovulatória (ou ovulação): tem duração de 16 a 32 horas e ocorre no meio do ciclo. Assim, em ciclos menstruais de 28 dias, ocorre em torno do 14o dia. Período de maior fertilidade. Ocorre aumento abrupto do hormônio luteinizante (LH), fazendo com que o óvulo já maduro seja liberado do folículo e transportado pela tuba uterina até o útero.
3. Fase lútea: inicia com a liberação do óvulo e dura até o primeiro dia de menstruação. Tem duração de aproximadamente 14 dias. O tecido remanescente do folículo ovariano rompido é chamado de corpo lúteo, que secreta grandes quantidades de estrogênio e progesterona. Tudo para preparar o útero para uma gestação. Caso não ocorra fecundação, o corpo lúteo regride.
O TDPM ocorre em aproximadamente 3 a 8% das mulheres em idade fértil.
Para continuar lendo sobre diagnóstico e tratamento, clique aqui.
Para contato via WhatAapp, clique aqui.
Atendimento presencial e online.
Acompanhe o perfil no Instagram: www.instagram.com/danielpsiquiatrafloripa.
Dr. Daniel Maffasioli Gonçalves
Médico Psiquiatra em Florianópolis, Mestre, PhD
CRM/SC 20397–RQE/SC 11560